Ordem Internacional do Arco-Íris

A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, foi fundada nos Estados Unidos da América em 1922, pelo Maçom Mark Sexson. Ele sentiu a necessidade de reunir a família maçônica. Na época já existiam a Ordem DeMolay e a Ordem Estrela do Oriente. mas faltavam as meninas.

A Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas é uma organização de construção de caráter para jovens entre 11 a 20 anos de idade, seu objetivo é promover a comunicação efetiva, habilidades de liderança e principalmente servir à comunidade.

Há Assembleias do Arco-Íris em diversos países, entre eles: Austrália, Filipinas, Alemanha, Canadá, Japão. Aqui no Brasil, contamos com Assembleias em São Paulo, Espírito Santo, Paraná e no Distrito Federal.

Aqui em Brasília, a Assembleias Flores do Cerrado nº 1 foi fundada e instalada no dia 19 de novembro de 2002 e vem contando ao longo dos anos com o apoio incondicional do Sereníssimo Grão-Mestre, de muitos maçons e cunhadas, que nunca deixaram de colaborar para o seu crescimento.

Quais os benefícios de ser uma Garota do Arco-Íris (Rainbow-Girls)? A ordem enfatiza a liderança efetiva, a participação ativa na Igreja de sua escolha, o patriotismo, a cooperação com seu semelhante, o amor ao lar; a lealdade à família e os serviços comunitários.

A ordem ajuda a promover a autoestima e liderança entre seus membros. Como membro, a garota aprenderá a importância do comportamento (etiqueta) apropriado. Ela aprenderá habilidades para falar em público e participará de reuniões presididas por garotas de sua idade. Embora havendo sempre a presença de um adulto - Mãe-Conselheira ou substituta que orienta - todas as reuniões são conduzidas pelas garotas.

Temos atualmente um grupo de 24 meninas ativas, que se reúnem regularmente no primeiro e terceiro sábado de cada mês, ás 9h 30, no Centro Cultural 16 de Fevereiro, da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal.

Convidamos as sobrinhas, mães e cunhadas que tenham interesse em conhecer melhor a Ordem, para que nos procurem para maiores esclarecimentos.

A amizade é tão suave como o cantar dos rios.
Bela como o surgir do Arco-Íris
Eterna como o desabrochar das rosas
Aquecidas pelo orvalho da manhã.
Como o amor é o sol da Esperança
Raiando na Alvorada da vida
É a amizade o bálsamo
E o elo eterno entre as almas
Legadas aos homens pelo Pai Celestial

Assessoria Especial de Assuntos Paramaçônicos
Assembleia Flores do Cerrado nº 1

Voltar